segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Descoloração capilar - Descolorindo o cabelo em casa - Manual de descoloração

A mania agora é descoloração!!



Antigamente, a história de que homem pintava cabelo era vista com maus olhos por muitas pessoas! Mas dos últimos anos para cá, se tornou comum ver homens com cabelo pintado mesmo sem ter fios brancos, e esse fato se dá por conta da mídia, que mostra cada vez mais que a vaidade é natural tanto para homens quanto para mulheres.
Quem nunca parou para pensar ''e se meu cabelo tivesse outra cor?'', ''e se meu cabelo fosse loiro, ruivo, colorido?!''. Acho que todo mundo já deve ter parado para pensar na cor capilar não é mesmo? E é daí que vem a vontade de colori-los.
Mas para colorir os fios, deve ser levado em conta, a cor natural, a força, a vitalidade, e a cor atual.
Se você tem o cabelo Castanho Escuro (exemplo) e deseja pinta-lo de Louro Claro, e seu cabelo é virgem (que nunca levou coloração) a cor vai pegar, mas vai puxar para o alaranjado por conta da pigmentação natural dele que é vermelha, e vermelho + amarelo = ? LARANJA! E é partindo daí que se surge a idéia de descolorir os fios. Mas se deseja pintar o cabelo de louro ou qualquer cor, mas seu cabelo já está com coloração e não é clara como Preto, Castanho Escuro,  Castanho Médio, Castanho Claro ou Louro Escuro, você só conseguirá tinji-lo se descolori-lo.
Mas oque é a descoloração?
A descoloração capilar, nada mais é, que o processo de retirada dos pigmentos naturais do cabelo para torna-lo Loiro/Branco. Por exemplo: Se seu cabelo é Preto tinjido e você vai descolori-lo, ele vai clareando até chegar no tom que você quer. 

Então vamos por base, um cabelo Preto tinjido que será descolorido:

Assim que o descolorante começar a agir o cabelo vai do preto para o Castanho Escuro:
Depois, o Castanho Médio:
Então vem o Castanho Claro:
Depois vem um Marrom Avermelhado:
Aí então, chega um tom meio chocolate:
Vem depois um Marrom Clarinho, quase que dourado:
Depois chega num tom de Louro Escuro:
Aí vem enfim, o Louro Medio:
Depois chegamos infelizmente ao tom de Louro Mel Alaranjado:
Depois dele, vem um ainda pior, o Laranja:
Muitos cabelos Castanhos ou Pretos, tendem a ficar nesse laranja por um bom tempo durante a descoloração. Logo após ele vai melhorando, pois o laranja perde a intensidade puxando mais para o amarelo:
 Então chega num tom de louro amarelo:
Quando o cabelo chega nesse tom, ele já está muito danificado e ressecado pelo descolorante, então, é indicado parar a descoloração e continua-la depois de 15 dias, fazendo hidratações intensas 2 vezes por semana, mas se você for teimosa(o) e quiser continuar... Mas saiba que seu cabelo irá precisar de uma reconstrução das boas kkk. O proximo  tom alcançado será o Louro Gema :
Aí chega no clássico Amarelo Clarinho:
Daqui pra frente a coisa é maravilhosa! 
Agora vem o um tom de Louro Muito Claro, muito lindo:
Então, finalmente chegamos no tom perfeito e desejado por muita gente, o top do momento, o Louro Platinado *-* :
Mas tem gente que não se contenta com o Louro mais claro que existe e quer o cabelo Branco! Pois bem, o tom final da descoloração é o Branco:
PRONTO! Agora a descoloração acaba, e começa a hidratação, nutrição e reconstrução, claro, se você quizer que os fios pareçam cabelo ao invés de palha né?

ENTÃO, A PARTIR DE AGORA, VOU PASSAR A LISTA DE PRODUTOS E UTENSÍLIOS BASICOS PARA QUEM DESEJA FAZER UMA DESCOLORAÇÃO COMPLETA!
VOCÊ VAI PRECISAR DE TUDO QUE SERÁ CITADO, NÃO PODE FALTAR NADA! 

Vamos lá!

OS UTENSÍLIOS


1º Utensílio:
 
Um Pincel para cabelo



 2º Utensílio:
 
Um Par de Luvas Plásticas



3º utensílio
Uma colher



4º Utensilio:
Um relógio (pode ser o seu celular se tiver cronômetro)



5º utensílio:
Um pente 



6º utensílio:
Um potinho ou vasílha de plástico



7º utensílio:
Um espelho




8º utensílio:
Uma Camiseta Velha


9º utensílio:
Uma toalha velha



Os produtos



1º Produto:
 Pó descolorante
(Indico as marcas Amend, Alfaparf e Lightner, mas se estiver com pouca grana como eu, vai o Yamá mesmo kkk)


2º produto:
 Água Oxigenada 40 ou 30 volumes
(quanto maior o volume mais rápido ela age e mais danifica também. Se seu cabelo for fino ou fraco demais, use a de 20 volumes mas será necessário fazer 2 descolorações com ela para chegar num tom clarissimo. E a marca da Água Oxigenada deve ser a mesma do descolorante)


3º produto:
 Creme de Hidratação Novex
(Eu indico o de Óleo de Argan porque uso e sei que é muito bom, mas se quizer usar de outro tipo... Mas a marca deve ser Novex)



4º Produto:
 Creme de Tratamento Skala
(Ele é mais um creme condicionante doque hidratante, deve ser usado a cada 2 dias e misturado com o remédinho tonalizante que vou citar. Tem que ser esse de ÓLEO DE ARGAN porque o creme tem que ser branco)


5º Produto:
Sachê de Tratamento de Choque Niely
Mel e Cupuaçu
(é um creme de hidratação em sachê bem baratinho e muito eficiente, ele regenera os fios. Se você não achar de Mel e Cupuaçu, procure de Queratina, Anti-Stress ou Ceramidas)


6º produto:
 Modelador Defrizante Niely
Sem Enxague
(É tipo um creme para pentear que nutre mais os fios, retirando o efeito Frizz que a descoloração deixa nos fios. Muito bom mesmo!)


7º produto:
 Shampoo, Condicionador e Creme Para Pentear
Dove Reconstrução Completa
(Essa linha da dove é muito boa mesmo! Eu usei e fez milagres no meu cabelo. Esses produtos reconstroem mesmo os fios a cada aplicação. Se você não gostar da Dove ou não tiver tanto dinheiro para comprar dessa marca,  compre da Seda! É mas barato e também é bom, mas tem que ser de RECONSTRUÇÃO  ok?)


8º Produto:
 Violeta Genciana (VG)
(É um remédinho que mamãe passa na boca da criança ou do bebê para sarar nafta. Mas funciona muito bem para tonalizar cabelos amarelos tornando-os acinzentados. Basta jogar 3 gotas dele no CREME DE TRATAMENTO SKALA branco e misturar até ficar roxo/lilás, deixar no cabelo  mais ou menos 3 minutos olhando sempre no espelho. CUIDADO PORQUE SE FICAR UM MINUTO A MAIS QUE O IDEAL, ELE PODE DEIXAR OS FIOS LILÁS OU ROXOS, OLHE CONSTANTEMENTE A AÇÃO DELE NO ESPELHO E TIRE ASSIM QUE ACINZENTAR UM POUCO OS FIOS. Ele contém Alcool, então após utiliza-lo, faça hidratação.)


9º produto:
Azul de Metileno (AM)
Assim como a VG, ele tem poder de tonalizar os fios, só que ao invéz de acinzentar cabelos amarelados, ele serve para retirar o tom alaranjado dos fios, tornando-os levemente acinzentados. São 3 gotas no creme de tratamento Skala BRANCO. A mistura deve ficar numa cor azul claro. E deve checar constantemente no espelho porque assim como a VG, ele pode tornar os cabelos AZUIS! O tempo médio de ação é 3 minutos.)


10º Produto:
Um creme hidratante de pele da sua preferência.


11º produto:
OPCIONAL
Shampoo tonalizante Color Silver
(ele tonaliza os fios claros, descoloridos e tinjidos tornando-os acinzentados aos poucos. Esse é o mais baratinho, se quizer um resultado melhor, há shampoos tonalizantes melhores com o da VULT.)
Compre apenas se não quizer usar a VG.



Bom, axo que você já percebeu que essa história de descoloração não sai barata né? Pois é!
E se quer realmente descolorir o cabelo todo é necessário saber tudo, mas tudo mesmo a respeito para que os fios não virem palha, fiquem opacos, sem vida, secos ou até se quebrarem e caírem! A COISA É SERIA SIM! 
Aqui eu estou passando a vocês tudo oque eu aprendí até hoje.
Futuramente pretendo descolorir os meus e já estou comprando esses produtos/utensílios que cite acima porque sei da importância de cada um deles.
Bom, mas chega de blábláblá né? Vamos ao ...
MANUAL DE DESCOLORAÇÃO:
Obs: Para descolorir os cabelos, eles devem estar sujos (sem ter sido molhados por 2 ou 3 dias).
 Pegue todos os produtos e utensílios que você já tem e vá ao local onde será feita a descoloração (geralmente no banheiro).
E mãos a obra!
- Vista a camiseta velha
- Passe o Creme hidratante de pele na testa,  na nuca e ao redor dos cabelos.
- Coloque as luvas.
- Pegue o recipiente de plástico  e a colher.
- Coloque 2 colheres de pó descolorante dentro do recipiente, e 4 colheres de água oxigenada.  Veja se a quantidade está boa para seu cabelo, se for pouco coloque mais uma colher de descolorante e 2 de oxigenada
(a medida é : Pra uma colher de descolorante, duas de oxigenada). Misture bem utilizando o cabo do pente ou do pincél. 
- Comece a aplicação pela parte de tráz do cabelo, aplicando por cima e depois na frente, por ultimo nos lados.
(A aplicação deve ser  rápida e uniforme, não deixe nenhum fio sem descolorante. Evite encostar o descolorante na raiz que é a parte mais próxima do couro cabeludo, pois a raiz irá clarear mais rápido do que o resto do cabelo.)
- Assim que todo o cabelo estiver com o descolorante pegue o relógio ou o celular e conte 25 minutos, que é o tempo que você vai deixar o produto agir.
- Assim que der os 25 minutos, você olha no espelho, se estiver tudo por igual e na cor ideal você tira, se não tiver, espera só mais 10 minutos e lava. (Até porque, depois desse tempo o descolorante não clareia mais, ele vai apenas danificar seu cabelo mais ainda!)
- Após tirar todo o descolorante do cabelo, você passa um shampoo (se tiver shampoo tonalizante , aquele roxinho você passa, mas se não tiver, use o da Dove ou o que você comprou para reconstrução. Massageie, espere 15 segundos e enxague.
-Agora pegue o Creme da Skala.
(olhe no espelho a cor, se puxou para o alaranjado, você vai usar AM (Azul de Metileno) mas se ficaram amarelados, use a VG (Violeta Genciana). 
- Lave o recipiente onde estava o descolorante e coloque uma quantidade do creme Skala suficiente para seu cabelo, pingue 3 gotas da VG ou do AM e misture. Passe no cabelo e deixe agir por 3 minutos, olhando sempre no espelho para quem não chumbe. Depois enxague.
- Agora faça uma hidratação de 30 minutos com o creme Novex.
- Após os 30 minutos, enxague. Seque um pouco o cabelo e finalize com o Creme  para pentear de Reconstrução.
NO OUTRO DIA....  
Lave o cabelo com o shampoo reconstrutor. 
Seque um pouco com a toalha a fim de deixa-lo umido e passe o Sachê de Tratamento de Choque da Niely. Deixe agir por 30 minutos e enxague.
Seque o cabelo novamente apenas tirando o ecesso de água e passe o Modelador Defrizante Niely.
PRONTO! Agora você terá um cabelo claro, brilhoso e saudável.
Não se esqueça de dar hidratação 2 vezes por semana com o creme Novex e a cada 2 dias com  o creme Skala. 
Sempre que possível compre os sachês da Niely (Tratamento de choque e Modelador Defrizante).
É isso, espero ter ajudado vocês e tirado todas as dúvidas.
Um beijo e até a próxima!
Obs:  Se após a descoloração você deseja pintar o cabelo, espere no mínimo 15 dias para o cabelo se recuperar a descoloração com as hidratações. Do contrário, todo o cuidado será em vão!

QUALQUER DUVIDA É SÓ DEIXAR NO COMENTÁRIO! ;)
   

6 comentários:

  1. Gostei bastante da sua explicação! Eu também estou querendo descolorir meu cabelo.Muito bom seu blog adorei :-)

    ResponderExcluir
  2. Douglas, adorei ter encontrado você. Preciso que você me esclareça uma dúvida. Desde os 17 anos começaram a aparecer meus fios brancos. Hoje, aos 57 anos, já estou com 90¨% dos cabelos brancos. Até pouco tempo, estava pintando com louro claro (8.0) e tinha que refazer o tingimento de 20 em 20 dias. Como fiquei 3 meses com um problema de saúde que não me possibilitou retocar a raiz, ela já está com 3 dedos. Agora que estou melhor, fiquei pensando e cheguei a conclusão que quero deixar meu cabelo natural, o problema é esperar ele crescer, porque não fico bem de cabelos curtos. Será que fazendo este seu método de descoloração, quando o branco for crescendo vai se misturando ao cabelo descolorido sem ficar muito artificial? Se você já acompanhou algum caso como o meu, por favor, me ilumine. Estou muito aflita com esta aparência desleixada. A raiz branca aparecendo dá exatamente esta impressão e deixa a fisionomia mais envelhecida do que se o cabelo for totalmente branco. Desde já agradeço pelas dicas. Um abraço, Lyz

    ResponderExcluir
  3. Olá, td bem querida?
    Bom, nunca acompanhei nenhum caso assim, mas ja ouvi sim varios especialistas indicarem para pessoas de cabelo branco, clarearem o cabelo tdo mesmo, porque disfarça sim muiito mais. Existem alguns tipos de luzes e mechas q disfarcam perfeitamente os brancos, mas como seu caso é de 90% de brancos, é bom vc procurar um profissional que entenda mais do assunto, pois infelizmente nao sou cabeleireiro e de fios brancos nao entendo muito kk. Mas procure um bom profissional para tirar suas duvidas. Um beijo, obrigado por visitar meu cantinho kk. Tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Quero tirar o vermelho do cabelo mas não queria descolorir, você tem alguma dica para mim?
    A violeta ajuda a neutralizar o vermelho?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Quero tirar o vermelho do cabelo mas não queria descolorir, você tem alguma dica para mim?
    A violeta ajuda a neutralizar o vermelho?

    ResponderExcluir